Uma das maiores operados de planos de saúde do Norte e Nordeste, a Hapvida, percebeu uma retomada de contratação de novos clientes em julho. De acordo com o presidente da empresa, Jorge Pinheiro, foram assinados contratos com grandes empresas “Começam a vigorar no segundo semestre. Agora, essas empresas estão em fase de rescisão com as outras operadoras”.
Além disso, no segundo trimestre, a operadora registrou uma perda líquida de 18 mil usuários devido às demissões e cancelamento de contratos considerados não rentáveis. Segundo Pinheiro, esse movimento também vem sendo percebido com os planos individuais, segmento em que a operadora perdeu 13 mil vidas, entre abril e junho.
De acordo, o diretor financeiro da companhia, a inadimplência está a níveis controlados o que deve provocar a manutenção. Na pandemia, muitos clientes mudaram temporariamente para um plano com cobertura apenas hospitalar, que é 30% mais barato. Durante a pandemia, a empresa investiu R$ 110 milhões no combate à covid-19, com compra de respiradores, equipamentos de proteção, adaptação de leitos para atendimentos a pacientes acometidos pela doença. Boa parte dos leitos criados para esse fim já foi desativada, segundo Calls.