Muitas pessoas tem dificuldade em se concentrar nas atividades do dia-a-dia; de acordo com, a neurocientista Amishi Jha, ao portal Inc., o cérebro humano está programado para se distrair.
Dessa forma, pesquisas mostram, que a falta de foco nos leva a “perder” até 50% das nossas vidas. Assim, esse fator também pode atrapalhar muito a rotina e comprometer metas e relacionamentos.
Veja Hábitos para ajudar a manter o foco
Uma atividade por vez
De acordo com Amishi Jha, quando for preciso fazer algo que demanda concentração, desligue as notificações do seu celular e computador e foque apenas nisso.
Pausas mentais
Contudo, ao longo do dia quando notado a perda do foco nas tarefas com redes sociais, a dica é uma pausa mental. Além disso, a pesquisadora ressalta que neste momento consiste em, simplesmente, parar suas atividades e fazer algumas respirações profundas.
Exercícios de Atenção Plena
Assim, atenção Plena, consciente em sentir o corpo e o que está acontecendo a volta. Contudo, não se trata de buscar um foco absoluto. Ou seja, é entender como funciona e como soluciona-lo.
Exercícios de apoio:
1. Sente-se com uma postura ereta e confortável e pense na respiração como o “alvo” de sua atenção. Repare nas sensações respiratórias que são mais proeminentes para você – como o movimento do tórax ou a sensação do ar saindo pelas narinas.
2. Observe quando sua mente se afastar da respiração. Seu foco pode ter mudado para pensamentos, sensações e memórias.
3. Quando isso acontecer, simplesmente redirecione a sua atenção de volta para a respiração.
4. Repita as etapas.