Häagen-Dazs faz recall de sorvetes por presença de substância tóxica

Em comunicado a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que a empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda., responsável pela marca Häagen-Dazs, fará recolhimento de sorvetes e picolés da marca que tenham validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023. O motivo é a possível presença de uma substância tóxica nos produtos.

De acordo com a Anvisa, houve a identificação da substância 2-cloroetanol (2-CE) no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir o sabor/aroma de baunilha. A substância pode ser tóxicae causar alterações no material genético, apesar de ainda não serem encontradas evidências concretas de que seja carcinogênico ou mutagênico.

Em resposta, a General Mills informou que a contaminação teve origem na reutilização do solvente usado na fabricação do aroma. Não existem limites residuais toleráveis no âmbito da legislação vigente no Brasil para 2-cloroetanol em alimentos.

Contudo, a recomendação é que a pessoa que comprou sorvetes com as datas de validade citadas, não consuma o produto. Guarde a embalagem e entre em contato com a empresa General Mills, por meio do telefone 0800-031-0707 ou do endereço eletrônico sac.haagendazs@genmills.com, para esclarecimentos, troca ou reembolso.

Ao todo, a Häagen-Dazs irá recolher cinco produtos que tenham validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023. São eles: 

– Pote de sorvete Häagen-Dazs Belgian Chocolate – sorvete de chocolate com pedaços de chocolate (473 mL);

– Copinho de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (100 mL);

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe