Ícone do site

Guia Orientativo sobre Como Lidar com Emergências Climáticas

Nova Diretriz sobre como lidar com tragédias climáticas será lançada no 22° Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, em São Paulo

“Guia Orientativo sobre Como Lidar com Emergências Climáticas” oferece ferramentas para que psicólogos e gestores possam mitigar tragédias climáticas

Entre os dias 8 e 9 de outubro, durante o 22º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, será lançado o “Guia Orientativo sobre Como Lidar com Emergências Climáticas”, uma iniciativa conjunta da Bee Touch, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e do Grupo In Press.

O guia tem duas versões, um para a população, que é destinado às pessoas em sofrimento e, o outro, para profissionais de psicologia e saúde mental. O objetivo do material é fornecer orientações práticas para que empresas possam preparar seus líderes e trabalhadores para emergências climáticas, como a que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul, abordando tanto os impactos físicos quanto a saúde mental. O lançamento acontecerá no dia 09/10, às 10:00 no evento.

A importância de gerenciar riscos psicossociais no contexto das mudanças climáticas 

As emergências climáticas não apenas causam danos físicos, mas também afetam seriamente a saúde mental dos trabalhadores, exacerbando riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Esse guia oferece diretrizes valiosas para ajudar as empresas a enfrentarem esses desafios, promovendo uma gestão de riscos psicossociais adaptada à realidade atual.

“As crises climáticas afetam muito além da infraestrutura; elas impactam profundamente a saúde emocional dos trabalhadores. Este guia é uma ferramenta essencial para apoiar as organizações na criação de ambientes mais seguros e resilientes”, afirma Ana Carolina Peuker, CEO da Bee Touch, Diretora de Mercado e Expansão da ABQV e idealizadora do projeto.

Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, estará presente no lançamento do “Guia Orientativo sobre Como Lidar com Emergências Climáticas”, reforçando a importância da iniciativa no contexto das organizações. Sua presença no evento demonstra o compromisso do Pacto Global com a promoção da saúde mental dos trabalhadores em situações de emergência climática, tema que será amplamente discutido no 22º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida.

 

Estratégias para líderes e gestores

O “Guia Orientativo sobre Como Lidar com Emergências Climáticas” aborda a preparação para crises e oferece soluções práticas de suporte psicológico de longo prazo. Além de ações preventivas e corretivas, o material traz recomendações para minimizar os impactos na saúde mental dos trabalhadores e assegurar a continuidade operacional das empresas.

Lançamento no 22º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

O guia será apresentado no dia 9 de outubro, das 10h às 11h, durante o congresso, em São Paulo. O evento reunirá especialistas para discutir a relevância da saúde mental no ambiente corporativo em face das mudanças climáticas, compartilhando boas práticas de gestão em tempos de crise.

Karla Kurtz, Diretora Científica da ABQV, reforçou a importância do Congresso da ABQV para a discussão sobre saúde mental e emergências climáticas. “O Congresso da ABQV tem se consolidado como um espaço de referência para debates sobre qualidade de vida no trabalho, e o lançamento deste guia, durante o evento, fortalece ainda mais a relevância dessas discussões. A saúde mental dos trabalhadores é um tema que não pode ser deixado de lado, principalmente em tempos de crises climáticas. Este guia será uma ferramenta essencial para capacitar empresas a gerenciar esses impactos de forma preventiva e humana, garantindo o bem-estar no ambiente corporativo.”

Sobre a ABQV

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1995, com o objetivo de estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Para atingir essa meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar os seus conhecimentos na área e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. 

Entre os seus principais objetivos, estão: promover a integração e o desenvolvimento de profissionais multidisciplinares; influenciar nos processos de transformações sociais e organizacionais em qualidade de vida; fomentar parcerias com outras entidades nacionais e internacionais, inclusive no âmbito governamental; desenvolver estudos e pesquisas balizadoras na área de qualidade de vida; promover encontros, seminários para reflexão e discussão de assuntos relacionados à qualidade de vida; divulgar informações de diferentes naturezas pertinentes à área de qualidade de vida, mostrando tendências, novidades, novos conceitos e práticas de mercado.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile