Portal Saúde no Ar

 

Guia do Preguiçoso para Salvar o Mundo

Você quer ajudar a mudar e salvar o mundo mas não sabe como ou tem preguiça até de levantar do sofá e pegar o controle remoto? Então confira o Guia do Preguiçoso para Salvar o Mundo, campanha digital que o Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio) lançou  este mês.

São  42 postais em português adaptando o material criado em inglês que dá dicas de atitudes que podem ser tomadas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030.

A Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, com o objetivo de não deixar ninguém para trás. Os ODS buscam concretizar os direitos humanos de todos e são integrados e indivisíveis, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

O Guia do Preguiçoso traz dicas divididas em categorias: Sofá Superstar, Heroína ou Herói da Família e Pessoa Legal do Bairro, de acordo com o grau de envolvimento e dificuldade da mudança de comportamento.

Alguns exemplos: pagar as contas online e cancelar extratos bancários em papel evita a destruição de florestas. Apagar as luzes – inclusive da sala, se a iluminação da TV ou do computador forem suficientes – economiza energia. Comprar produtos que usem pouca embalagem.

Reaproveitar a água da chuva para limpar calçadas e regar plantas. Comprar em lojas de segunda mão: produtos novos não são necessariamente melhores.

Confira as dicas e ajude você também a salvar o planeta:

Coisas que você pode fazer do seu sofá

1 – Economize energia elétrica conectando aparelhos em um filtro de linha (réguas) e desligue completamente quando não estiver em uso, incluindo seu computador.

2- Cancele os extratos bancários em papel e pague suas contas on-line ou via celular. Sem papel, não há necessidade de destruição de florestas.

3 – Compartilhe, não apenas “curta”. Se você vê uma publicação interessante nas mídias sociais sobre os direitos das mulheres ou as mudanças climáticas, por exemplo, compartilhe para que pessoas da sua rede vejam também.

4 – Fale! Peça às autoridades locais e nacionais que se envolvam em iniciativas que não prejudiquem as pessoas ou o planeta. Você também pode expressar seu apoio ao Acordo de Paris e pedir ao seu país para ratificá-lo ou assiná-lo, caso isto ainda não tenha sido feito. OBS.: O Brasil já assinou mas o material será compartilhado com outros países de língua portuguesa.

5- Não imprima. Viu algo online que você precisa lembrar? Anote em um caderno ou melhor ainda, em um post-it digital e economize papel.

6- Apague as luzes. Sua TV ou a tela do computador oferecem um brilho aconchegante, então, desligue outras luzes se não precisa delas.

7- Pesquise um pouco on-line e compre de empresas que você sabe que possuem práticas sustentáveis e não prejudicam o meio ambiente.

8 – Denuncie agressores online. Se você notar assédio em comentários nas redes sociais ou em uma sala de bate-papo, denuncie essa pessoa.

9- Mantenha-se informado. Acompanhe as notícias locais e mantenha contato com os Objetivos Globais on-line ou nas mídias sociais no @GlobalGoalsUN.

10 – Conte-nos sobre suas ações para alcançar os objetivos globais usando a hashtag #globalgoals nas redes sociais.

11 – Compense as suas emissões de carbono! Você pode calcular quanto você produz de carbono e comprar créditos climáticos do Climate Neutral Now. Desta forma, você ajuda a reduzir as emissões globais mais rápido.

Coisas que você pode fazer em casa

1 – Ar Natural. Deixe seu cabelo e roupas secarem naturalmente em vez de usar máquina de secar ou secador. Se você for responsável por lavar as suas roupas, certifique-se de usar a máquina na capacidade cheia.

2- Tome banhos curtos. As banheiras requerem mais litros de água do que um banho de 5 a 10 minutos.

3- Coma menos carne, ave e peixe. Mais recursos são usados para fornecer carne do que plantas)

4- Congele produtos frescos e sobras de comida se você não tiver a chance de comê-los, antes que estraguem. Você também pode fazer isso com refeições para viagem, se você sabe que não vai querer comer no dia seguinte. Você vai economizar comida e dinheiro.

5- Compostagem com os restos de alimentos pode reduzir o impacto climático ao mesmo tempo que recicla nutrientes.

6- Reciclagem de papel, plástico, vidro e alumínio evita que os aterros cresçam.

7- Compre produtos que usem pouca embalagem.

8- Evite pré-aquecer o forno. A menos que você precise de uma temperatura de cozimento precisa, comece a aquecer sua comida diretamente quando ligar o forno.

9- Conecte entradas de ar em janelas e portas para aumentar a eficiência energética.

10 – Ajuste seu termostato – é ele que regula o consumo de energia no ar condicionado e no aquecedor.

11- Substitua aparelhos antigos por modelos de energia eficiente e lâmpadas econômicas.

12- Se você tiver a opção, instale painéis solares em sua casa. Isso também reduzirá sua conta de eletricidade!

13 – Compre um tapete. Carpetes e tapetes mantêm sua casa quente e seu aquecedor com baixo consumo.

14- Não enxague. Se você usa máquina de lavar louça, não enxague os pratos antes de ligar a máquina.

15- Escolha uma melhor opção de fralda. Use em seu bebê fraldas de pano ou uma nova marca descartável ambientalmente responsável.

16- Reaproveite a água da chuva para limpar calçadas e regar as plantas do seu jardim.

17 – Use palitos de fósforo. Eles não utilizam petróleo, ao contrário dos isqueiros plásticos.

Coisas que você pode fazer fora de sua casa

1- Compre de comerciantes locais. O apoio às empresas do seu bairro mantém as pessoas empregadas e ajuda a impedir que caminhões viagem longas distâncias.

2- Compre Inteligente – planeje refeições, use listas de compras e evite compras por impulso. Não se renda a truques de marketing que o levem a comprar mais alimentos do que você precisa, principalmente itens perecíveis. Embora comprar em grande quantidade possa ser mais barato por unidade, estes alimentos podem se tornar mais caros se desperdiçados.

3- Compre frutas e vegetais “diferentes” – muitas frutas e vegetais são jogados fora porque seu tamanho, forma ou cor não parecem “corretos”. Comprar estes vegetais e frutas diferentes, porém perfeitamente bons, seja em mercados ou feiras, faz com que menos alimentos sejam desperdiçados.

4- Quando você for à um restaurante e pedir frutos do mar sempre pergunte: “Você serve frutos do mar sustentáveis?” Deixe seus restaurantes e estabelecimentos comerciais favoritos saberem que os frutos do mar de origem sustentável são prioridade na sua lista de compras.

5- Compre apenas frutos do mar sustentáveis. Existem agora muitos aplicativos como o “The Seafood Watch App” que dizem o que é seguro consumir.

6- Vá de bicicleta, caminhe ou use o transporte público. Deixe as viagens de carro para quando você tiver um grande grupo.

7- Use uma garrafa de água e uma xícara de café reutilizável. Reduza o desperdício e talvez até economize no café.

8- Leve sua própria sacola quando for fazer compras. Dispense o saco plástico e comece a usar sua própria sacola retornável.

9- Pegue menos guardanapos. Você não precisa de muitos guardanapos para comer seu lanche. Pegue apenas o que você precisa.

10- Compre em brechós. Produtos novos não são necessariamente melhores. Veja o que você pode reaproveitar em lojas de segunda mão.)

11- Faça a manutenção do seu carro. Um carro bem conservado emitirá menos fumaça tóxica.

12 – Doe o que você não usa. As instituições de caridade locais darão, com carinho, uma vida nova a roupas, livros e móveis usados.

13- Vacine-se e vacine seus filhos. Proteger sua família de doenças também ajuda

a saúde pública.

14- Faça bom uso do direito de eleger os líderes em seu país e na sua comunidade local.

Foto :internet

Fonte: ONU Brasil

Redação: Saúde no ar

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.