O Guia Alimentar para População Brasileira, é um documento que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e a USP (Universidade de São Paulo). O guia apresenta conceitos chaves e recomendações para a prática e manutenção de hábitos alimentares saudáveis, servindo também como um instrumento de referência para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a educação nutricional. Assim, o principal objetivo do guia alimentar para a população brasileira é promover hábitos alimentares saudáveis para a população através do fornecimento de informações a respeito da alimentação e nutrição em linguagem acessível para todos os públicos, pois um conhecimento mais amplo a respeito da nutrição, pode favorecer a uma maior autonomia nas escolhas alimentares saudáveis.
Como justificativa para o desenvolvimento do guia alimentar, destaca-se o aumento da população com sobrepeso ou obesidade, condições que aumentam o risco do desenvolvimento das DNTs (doenças crônicas não transmissíveis).
Além disso, o guia alimentar apresenta diversas sugestões de refeições e/ou combinações saudáveis para refeições como o café da manhã, almoço, jantar e lanches com alimentos de fácil acesso para a população e também respeitando os aspectos regionais da alimentação.
Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.