A principal autoridade militar dos Estados Unidos, general Mark Milley, disse aos legisladores na terça-feira (5) que o mundo está se tornando mais instável e “o potencial para um conflito internacional significativo está aumentando, não diminuindo”.
Mark Milley, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, compareceram ao Comitê de Serviços Armados da Câmara em seu primeiro depoimento perante o Congresso desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Milley disse que a invasão da Ucrânia pela Rússia é “a maior ameaça à paz e segurança da Europa e talvez do mundo” em seus 42 anos servindo nas forças armadas dos EUA, mas acrescentou que é “animador” ver o mundo se reunir em torno da Ucrânia.
“A invasão russa da Ucrânia ameaça minar não apenas a paz e a estabilidade europeias, mas a paz e a estabilidade globais que meus pais e uma geração de americanos lutaram tanto para defender”, disse Milley.
“Estamos agora enfrentando duas potências globais: China e Rússia, cada uma com capacidades militares significativas, ambas pretendem mudar fundamentalmente as regras baseadas na ordem global atual”, acrescentou Milley. “Estamos entrando em um mundo que está se tornando mais instável e o potencial para um conflito internacional significativo está aumentando, não diminuindo”.
Foto: Rod-Lamkey-Pool-via-Reuter