Os guaxinins, ao que parece, são alguns dos animais mais inteligentes da natureza. Antes de falar de duas fêmeas especiais da espécie, Pumpkin e Melanie (foto), vamos explicar sobre esses animaizinhos. O guaxinim é um animal onívoro noturno, come plantas e é ativo durante à noite.
Existem sete espécies, ou tipos, de guaxinim. O mais comum é o guaxinim norte-americano, que vive no Canadá e nos Estados Unidos, sendo encontrado também na América do Sul. Têm pernas curtas, focinho pontudo e pequenas orelhas que ficam sempre eretas. Seus pequenos pés lembram mãos humanas.
Os guaxinins têm um padrão de pelagem escura em volta dos olhos que se parece com uma máscara e caudas bem peludas com faixas ou anéis escuros. O corpo é coberto por uma pelagem densa de cor cinza-chumbo a preta. Alimentam-se de pitus, caranguejos,sapos, peixes, roedores, frutas e plantas,e até mesmo as das fazendas. Nas cidades, tendem a comer lixo ou qualquer coisa que encontrem.
Costumam viver nos ocos de árvores ou no forro de casas e em cativeiro, podem viver até vinte anos, mas na natureza a maioria não passa de cinco anos, pois são caçados pelos homens por causa da pele ou por atacarem as plantações. Outros morrem de doenças, como a raiva.
Sorte teve a guaxinim Pumpkin(foto) encontrada ferida ainda bebê ao lado de uma árvore por Rosie Kemp, em Nassau, nas Bahamas. Rosie a levou para casa ao perceber que a mãe do animal não estava por perto e adotou a pequenina.
Pumpkin se adaptou bem à nova vida e aos cães de Rosie.Segundo a família, Pumpkin acha que também é um cão e gosta de brincar, abraçar e fazer pose junto com seus “irmãos cães” que a receberam muito bem.
Outra guaxinim que ficou famosa foi Melanie, que virou sensação nas redes sociais ao ser filmada realizando dezenas de atividades. Melanie tem um canal no YouTube, no qual aparece andando de bicicleta, varrendo o chão e realizando outras tarefas incríveis. Ela tem quatro anos de idade e aprendeu a realizar mais de 100 atividades. Pertence à americana Kimberly Unger, de 35, que vive em Kent, na Inglaterra. Melanie seria tão inteligente quanto um bebê humano e foi chamada de o guaxinim mais talentosos do mundo.
Segundo Kimberly, “os guaxinins são animais muito inteligentes, mas Melanie é especial, e tem a inteligência de uma criança”.
*Redação Portal Saúde no Ar