PORTAL SAÚDE NO AR

Guajiru diminui riscos de câncer

O Guajiru, fruta de origem amazônica, foi estudada pela  universidade de Sâo Paulo (USP) em parceria com  uma universidade do Texas, EUA.  Os pesquisadores descobriram que  as substâncias presentes na fruta reduzem  os danos em moléculas de DNA.

“Aqui no Brasil realizamos ensaios em ratos e verificamos a integridade do DNA desses animais e descobrimos que a fruta do guajizeiro diminui os danos induzidos”, afirmou o pesquisador Vinicius de Paula Venâncio, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão (FCFRP). A fruta tem um efeito anti-inflamatório sobre a doença.

Os testes  e sua eficiência  contra o câncer ainda estão em fases experimentais e precisam passar por testes clínicos antes de poder ser utilizado na produção de medicamentos.

Segundo a pesquisadora da FCFRP Lusânia Antunes, é preciso cautela com as conclusões, mas a fruta parece ter  efeitos preventivos. “Foi o que mostrou os experimentos com os animais. E pode ser que esses componentes da fruta tenham efeitos benéficos, mas ainda precisam ser confirmados e é preciso cautela antes de passar esses resultados ou essas aplicações em humanos”, afirmou.

Portal de Rondônia

 

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
One Comment
  1. Aqui onde eu moro no litoral norte da Bahia perto da praia tinha essa fruta não sei se ainda tem é uma fruta nativa mais eu vou ver se ainda encontro.
    Com o crescimento da região acabaram com muitas plantas nativa, cajueiro brabo, murici, melancia da costa, fedegoso, carro santo,Cambui, mangaba, entre outras que não estou lembrando agora esses são nomes nativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.