Gripe aviária afasta consumidores de ovos

Foto Agência Brasil

Os americanos estão evitando comprar ovos depois que quase 40 milhões de frangos e outras aves tiveram de ser abatidas sob suspeita de estarem contaminadas pela gripe aviária. Conforme o jornal “ Washington Post”, um surto dessa versão da gripe  se espalhou por 15 Estados norte-americanos e duas províncias canadenses, o que exigiu o abate em massa de frangos e perus.

Por causa disso, a venda de ovos caiu e os comerciantes estão limitando o número de ovos por consumidor .  Conforme o jornal, uma importante rede de supermercados do país não está vendendo mais que três caixas de ovos para cada consumidor.

Com o problema, o preço dos ovos aumentou 80% no atacado gerando ainda uma alta, embora mais modesta, no custo da carne de peru. Um dos mais prejudicados é o estado norte-americano de Iowa, maior produtor de ovos do país, que enfrentou o abate de cerca de 25 milhões de aves, especialmente galinhas chocadeiras.

Contudo, o risco de uma situação semelhante acontecer no Brasil é mínimo, segundo o presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ovos Brasil e vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin.

Segundo ele, dentre os grandes produtores do mundo, o Brasil é o único país a nunca registrar focos de gripe aviária em seu território.

 

Fonte: Agencia France Press (AFP)

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.