Gravidez pós 40 anos e Projeto Raquel

A gravidez em qualquer idade tem vantagens e desvantagens, e a gravidez de mulheres acima dos 40 anos não é mais uma surpresa. Muitas mulheres que já passaram desta idade afloram seu instinto maternal e sonham ainda mais com a possibilidade de serem mães.

As chances de engravidar após os 40 anos são muito menores, pois a reserva de óvulos diminui significativamente com a idade, e os óvulos mais velhos são mais propensos a desenvolver problemas, aumentando o risco de aborto e anomalias ao nascimento.

Apesar da mulher também possuir mais chances de serem acometidas por pressão alta, diabetes ou outras doenças que agravam ainda o mais o risco da gestação, a partir de suas experiências de vida, elas são mais aptas a tomar decisões familiares saudáveis e inteligentes.

É possível engravidar após os 40 anos naturalmente, mas é preciso observar alguns fatos importantes. Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano, aos 43 anos esta chance cai para 1%. Depois de 45 anos fica quase impossível engravidar a partir dos seus próprios óvulos. O mais importante é conhecer os riscos e se preparar antes de engravidar neste período da vida.

Gravidez pós 40 anos e o Projeto Raquel será o tema da entrevista com o Ginecologista e Obstetra, Ivan Mascarenhas e a Coordenadora do Projeto Raquel, Sônia Costa, amanhã (04.05), das 8h às 9h, no programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar.

Redação Saúde no Ar*

Ana Paula Nobre

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.