A higienização bucal não é feita por grande parte dos homens brasileiros, é o que aponta a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ausência da utilização da escova de dente, creme e fio dental entre alguns homens parece ser algo surreal, mas corriqueira na rotina de muitos rapazes.
De acordo com a pesquisa, os homens usam menos os artigos de higiene bucal que as mulheres. Enquanto 57,1% delas declararam os cuidados com a boca, 48,4% dos homens afirmaram usar escova, creme e fio de dental.
O uso desses artigos de higiene conforme o nível de escolaridade, também fez diferença na pesquisa. Segundo a análise 83,2% das pessoas com nível superior usavam os três itens, mas 29,2% diminui entre a população sem instrução e com ensino fundamental incompleto. Já entre os brasileiros que concluíram apenas o ensino fundamental, 52,6% usam pasta, escova e fio dental, taxa que sobe para 69,7% na população com ensino médio.
A pesquisa também revela que mais da metade dos brasileiros não troca as escovas de dente com menos de três meses de uso e a maior parte considera a saúde bucal ótima ou muito boa (67,4%), segundo a Agência Brasil. Quanto as regiões, os porcentuais maiores estão entre Sul e Sudeste, com 72,2%, e diminuiu para 58,8% no Nordeste.
L.O.