Governo zera imposto do baricitinibe, medicamento contra a Covid-19

O governo federal concedeu redução temporária, para zero por cento da alíquota do imposto de importação para do baricitinibe; o primeiro medicamento para o tratamento da Covid-19 incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida está disponível no Diário Oficial da União (DOU). O medicamento baricitinibe estará disponível para tratamento de pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal. O fármaco já conta com registro no Brasil para o tratamento de quadros moderados a graves de artrite reumatoide e dermatite atópica.

Anteriormente o baricitinibe passou a incorporar à lista de medicamentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento da Covid-19. De acordo com a OMS, o fármaco tem indicação para pacientes com quadros graves ou críticos em associação com outros recursos, como os corticoides.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia aprovado a indicação do baricitinibe no Brasil para o tratamento de pacientes internados com Covid-19 no dia 17 de setembro de 2021.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.