O Ministério da Saúde publicou nesta terça 20, no diário oficial da união o edital com cerca de 8,5 mil vagas para o Programa Mais Médicos. As vagas disponibilizadas são para substituir os médicos cubanos, elas se destinam para médicos brasileiros e estrangeiros que tenham registro da CMR no Brasil.
Os médicos selecionados serão distribuídos para atuar em 2.824 municípios e 34 áreas indígenas. Na Bahia ao todo são 834 vagas para 313 municípios.
Salário
Os profissionais receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com a possibilidade de ser prorrogado. Como existem vagas para áreas distantes, o médico receberá um auxílio quando solicitado pelo mesmo. Inicialmente as vagas serão ocupadas por médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou com o diploma revalidado.
A previsão é de que uma parte dos selecionados deem início às atividades a partir de 3 de dezembro. A preocupação é que eles cheguem nos locais selecionados, segundo o ministro da saúde, Gilberto Occhi.
Nota da CMF
Com o anúncio de Cuba a respeito da retirada dos médicos cubanos do país e programa Mais Médicos, no dia 14, o Conselho Federal de Medicina se posicionou sobre a medida tomada. Em nota, o conselho afirma que o Brasil possui número suficiente de médicos formados para suprir as vagas do Mais Médicos. Afirma também que é responsabilidade do governo dar boas condições de trabalho aos médicos para atender a população.
Os profissionais podem se inscrever no site do programa.
Foto: Karina Zambrana /ASCOM/MS/Internet