Governo pode distribuir repelente para gestantes para conter microcefalia

Diante do surto de microcefalia, o ministério da Saúde está avaliando a possibilidade de distribuir repelentes para gestantes como uma estratégia para conter o avanço da doença. A ação ainda está sendo estudada, mas o ministro da Saúde, Marcelo Castro, admitiu que a hipótese está sendo discutida na pasta. “Estamos avaliando todas as possibilidades”, disse.

Outra medida avaliada pela equipe do governo é a distribuição de telas para serem colocadas nas casas. Castro disse que, a exemplo da distribuição dos repelentes, ainda não há um consenso sobre o assunto. “Por enquanto, recomendamos o uso. A distribuição, se acertada, será numa outra etapa”, completou.

Dentro do ministério, há resistências para a adoção das medidas, em razão do seu alcance limitado e pela polêmica que a atitude poderá provocar. Não há garantias de que gestantes de fato usarão o repelente. O raciocínio é o mesmo para telas de proteção. Para que haja resultados efetivos, seria preciso que a gestante adotasse outras medidas em conjunto.

Já há registros de casos em 302 municípios, distribuídos em 13 estados e no Distrito Federal. O problema, que na primeira semana estava restrito ao Nordeste, já atinge as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Além disso, foram notificadas sete mortes. Uma delas foi confirmada.

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.