O Ministério do Trabalho e Previdência lançou portal com informações a respeito da versão digital do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS.
De acordo com o governo a expectativa é de que as funcionalidades do FGTS Digital comecem a operar ainda este ano. Assim, o portal contém notícias e informações para que os usuários que venham a utilizar o serviço se familiarizem mais facilmente com o novo ambiente digital. Além de informações do FGTS Digital, a página apresentará, entre outros serviços, legislações consideradas pertinentes; bem como perguntas e respostas frequentes e canais de contato.
O portal com o material explicativo do FGTS Digital está disponível no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
A nova plataforma diminuirá o tempo gasto pelas empresas para cumprirem das obrigações. De acordo com o subsecretário de Inspeção do Trabalho, Rômulo Machado, “estudos indicam a redução de cerca de 36 horas mensais no tempo gasto somente com o recolhimento do FGTS”. Tempo que, segundo ele, “resultará em ganho de produtividade”.
Além disso, a forma escolhida para o pagamento do FGTS pelas empresas será o PIX. Guias de pagamentos do FGTS poderão ser emitidas no portal do FGTS Digital ou na própria tela do ambiente virtual do eSocial.