Nesta segunda-feira (12), o presidente Luiz Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), lançam o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O novo programa pretende gerar uma nova política de alfabetização que vai subsidiar ações entre Estados e Municípios. De acordo com o governo federal, o investimento estimado é de mais de R$ 2 bilhões em quatro anos.
De acordo com dados do Ministério da Educação, 56,4% das crianças brasileiras não estavam alfabetizadas em 2021. Contudo, o resultado ainda representa um aumento em relação a 2019, quando 39,7% não eram alfabetizadas. Assim, a pesquisa revela que apenas 4 em cada 10 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental estão alfabetizadas no país em 2021. Em 2019, eram 6 em cada 10 crianças consideradas alfabetizadas.
O Inep consultou professores e especialistas para definir o que seria considerado “alfabetizado”. Os critérios incluíram a capacidade de ler pequenos textos, localizar informações. Bem como, fazer inferências em tirinhas e histórias em quadrinhos, e escrever textos com erros ortográficos para comunicação básica.
A pesquisa ainda aponta uma queda na porcentagem de alfabetização infantil em comparação com 2019, quando mais de seis crianças em cada dez eram consideradas alfabetizadas.
Além do lançamento do programa de alfabetização, Lula terá nesta segunda-feira, 12, uma reunião com ministros e lideranças do governo no Congresso.