Categories: Notícias

Governo lança linha de crédito de financiamento para entidades beneficentes do setor de Saúde

O presidente Bolsonaro lançou na manhã da última quinta- feira (13/06) o Novo BNDES Saúde que é uma linha de financiamento no valor de R$ um bilhão para instituições filantrópicas que prestam serviços públicos de saúde através do SUS.

Além do presidente Bolsonaro, estiveram presentes ao lançamento, o vice-presidente  Hamilton Mourão,  o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandeta,  o presidente do BNDES, Joaquim Levy, o ministro da Fazenda, Paulo Guedes e representantes de empresas ligadas a Saúde.

O novo programa aprimora um antiga ação do banco voltada ao setor hospitalar, que esteve em vigor até setembro de 2018

De acordo com representantes do BNDES o programa: “aprimora gestão das entidades filantrópicas de saúde” e possui o objetivo de  melhorar a gestão e eficiência da operação e a implantação, modernização e ampliação das entidades.

O programa disponibiliza um crédito direto ou indireto ( através de agentes financeiros) ou até de forma mista.

Os recursos serão liberados pelo  BNDES  e pelo banco repassador. O prazo máximo  de pagamento é de dezoito anos e os juros serão calculados com base na TLP acrescido de 1,3 de spread ( risco) para os financiamentos indiretos.

O presidente Jair Bolsonaro lembrou que através da Santa Casa da Misericórdia em Juiz de Fora – MG, ele foi prontamente atendido e salvo do atentado à facadas que ele foi vítima.

Convidado a discursar, o presidente da CMB, Edson Rogatti, enfatizou a importância do programa para o desenvolvimento do País e agradeceu em nome do setor filantrópico: “obrigado, BNDES, pela compreensão, dimensão social e humanitária desse ato. Obrigado, presidente Bolsonaro. Temos convicção da sua diretriz nesse sentido”.

O deputado Antonio Brito (PSD-BA), um dos parlamentares que trabalhou  para concretização da referida  a abertura do crédito, esteve presente ao evento.
“Batalhamos muito no Congresso para aprovar o projeto que criava a linha de crédito diferenciada para essas entidades que hoje são fundamentais no atendimento à saúde da população brasileira. Faltava apenas a dotação orçamentária e a programação do BNDES”, comemorou o parlamentar.

Atualmente, 2.147 entidades hospitalares filantrópicas prestam serviços ao SUS, atendendo em 1.308 municípios de todas as regiões do país. Em 968 municípios, a assistência hospitalar é realizada unicamente por essas unidades.

Jorge Roriz.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

4 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

6 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

14 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

15 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

16 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

16 horas ago