Governo lança estratégia para combate à obesidade infantil

O Ministério da Saúde lançou na ultima terça-feira (10), a estratégia nacional para combater a obesidade infantil; bem como campanha educativa sobre o tema. Assim, as iniciativas pretendem promover a alimentação saudável entre crianças e adolescentes.

De acordo com a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil; pretende disponibilizar recursos a municípios para o desenvolvimento de ações de combate ao problema e promoção de hábitos saudáveis.

Dessa forma, na primeira etapa da estratégia, até mil prefeituras poderão aderir a iniciativa. A participação do programa implicará o compromisso de implantar uma série de iniciativas, como a vigilância alimentar e nutricional com mapeamento da situação das crianças e adolescentes na cidade; bem como campanhas de comunicação para discutir com a sociedade a importância de hábitos mais saudáveis.

Além disso, estão previstas entre as ações da estratégia a formação de equipes de saúde para lidar com as crianças e adolescentes do município e a articulação com a comunidade para que as recomendações para evitar a obesidade infantil no cotidiano das famílias.

Serão disponibilizados R$ 90 milhões de reais. “É muito pouco. Nós queremos mais. Para isso vamos trabalhar para alocar os recursos do orçamento de Saúde. Se não contemplarmos a Atenção Primária à Saúde de forma adequada, vai cair nos nossos hospitais e vamos ter que botar recursos lá e é muito mais difícil”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na cerimônia de lançamento.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.