Secretários estaduais e representantes de diversos órgãos se reuniram, na tarde desta quinta-feira (10), no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, para a abertura do Centro de Operações de Emergências em Saúde. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em cooperação com outras secretarias e órgãos do Estado, Ministério da Saúde e especialistas da área médica.
Com o início das atividades, o Centro de Operações terá atenções voltadas inicialmente para o estudo, prevenção e combate às doenças causadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, a exemplo do Zika. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destacou o potencial da medida que deve favorecer todo o estado.
“Esse centro vai ser responsável por centralizar as informações para todo o Estado e para o Ministério da Saúde, de forma que nós possamos ter números [oficiais] compatíveis com a realidade. Ao mesmo tempo [o centro] vai ser responsável por congregar especialistas de diferentes áreas da Medicina para que nós possamos construir, passo a passo, todo o processo de conhecimento dessa nova doença que está se instalando em nosso País”, afirmou o secretário.
Segundo Vilas-Boas, a expectativa é que a mobilização seja reforçada em todas as regiões da Bahia, onde já foram adotadas medidas para acompanhar o avanço das doenças. “A Sesab estruturou, em todas as regiões do estado, centros de referência para acompanharem gestantes (…) identificadas com os fetos portadores de microcefalia. Também identificamos, em cada uma dessas regiões e cidades, centros para acompanharem os bebês que tiverem diagnóstico de microcefalia associada à má formação cerebral após o nascimento”.
A inauguração do Centro de Operações de Emergências em Saúde teve a presença dos secretários estaduais da Segurança Pública, Maurício Barbosa; da Educação, Osvaldo Barreto; da Casa Civil, Bruno Dauster; de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, além de representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB), da Defesa Civil e do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
Redação Saúde no Ar