Nesta terça-feira (24), o Governo Federal lançou o programa Saúde com Ciência. A iniciativa visa defesa da vacinação e enfrentamento da desinformação.
Dessa forma, o programa compõe parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil. A propagação de fake news é um dos fatores que impacta na adesão da população às campanhas de imunização.
A estratégia interministerial tem coordenação do Ministério da Saúde e pela Secretária de Comunicação Social da Presidência da República, com a parceria dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Ciência e Tecnologia e Inovação. Bem como a Controladoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU), garantindo atuação em diferentes frentes.
Para fortalecer as políticas de saúde e a valorização do conhecimento científico, o Saúde com Ciência é composto por cinco pilares: cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização. Além disso, o programa prevê ainda ações para identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder aos efeitos negativos das redes de desinformação em saúde de maneira preventiva.
No programa também será possível também, por meio de um formulário, enviar informações duvidosas para que a equipe do Ministério da Saúde possa responder em seus canais. O site traz ainda um passo a passo sobre como cada um pode denunciar, nos canais oficiais das plataformas digitais, os conteúdos enganosos, contribuindo para reduzir a sua disseminação na internet.