Parceria renova Parque Tecnológico

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), está renovando o parque tecnológico das unidades de imagem da Parceria Pública Privada (PPP) com aparelhos modernos e de tecnologia avançada.

Na primeira unidade inaugurada pela PPP, no Centro Estadual de Oncologia (Cican), há um tomógrafo, cinco mamógrafos, sendo dois digitais e quatro preparados para realizar estereotaxia (coleta de material para biópsia), um aparelho de raios-x e dois equipamentos de digitalização de imagens (CRs). Já a nova sala de raios-x do Hospital Ernesto Simões Filho passou a contar com dois aparelhos de raios-x e um CR. No Hospital Geral de Vitória da Conquista, o tomógrafo será de 64 canais, e outro de 128 canais será instalado no Hospital Geral Roberto Santos.

Notícias relacionadas 

HGRS inaugura primeiro serviço de psiquiatria

Governo inaugura serviço de psiquiatria hospitalar

Segundo o diretor médico da RBD, Gustavo Balthazar, os tomógrafos serão todos multislice (múltiplos canais), sendo, no mínimo, de 16 canais. “Esses equipamentos proporcionam exames mais rápidos e com maior nitidez. É possível fazer reconstruções em outros planos, inclusive, reconstruções em 3D, ajudando o médico na tomada de decisão e na realização de cirurgias”, explicou Balthazar. Para o paciente, a tecnologia representa rapidez, maior segurança nos resultados, doses de radiação melhor controladas e menos tempo no hospital.

O diretor médico informou que os novos mamógrafos adquiridos produzem resultado com mais nitidez, evitando procedimentos desnecessários e invasivos. Quanto às ressonâncias magnéticas, todas serão de alto campo (1,5 tesla) com um software capaz de fazer as sequências de imagens mais básicas às mais avançadas, como espectroscopia e perfusão. “Tudo isso é muito importante no diagnóstico de tumores. Com essas tecnologias mais avançadas, temos diagnósticos mais precisos”, comentou Balthazar.

Para os exames de raios-x, além dos aparelhos serem novos, todas as unidades terão equipamentos de digitalização de imagens (CR), excluindo a necessidade do processamento químico do filme. Balthazar informou que os profissionais lidam, atualmente, com tecnologia limpa, boa para os técnicos, que não vão manusear produtos químicos, e também para os médicos, que vão ter à disposição, no computador, as imagens de raios-x para avaliar. Eles poderão ampliar e manipular estas imagens para melhor visualização e diagnóstico.

Sobre a informatização da Central Remota de Laudos (CRL), o diretor médico ressalta que os exames urgentes são laudados em até duas horas por especialistas de diversas áreas.  Com o exame feito, as imagens são enviadas para a CRL, onde são avaliadas, e o médico que solicitou o exame recebe online, além das imagens, o laudo. “A CRL já funciona 24h todos os dias e temos duas unidades em fase plena, Cican e Otávio Mangabeira, mas também fazemos laudos do HGE, Roberto Santos, do Ernesto Simões e do Hospital Geral de Camaçari”, concluiu Balthazar.

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.