Governo do Estado entrega novas unidades de saúde em Candeias

Em visita a Candeias, região metropolitana de Salvador, nesta terça-feira 27.08 o Governador Rui Costa, entregou a população três novas unidades de atendimento a saúde; o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a Academia de Saúde.
O Caps entregue no bairro de Pitanga realizará atendimentos para transtornos mentais severos e persistentes, com acompanhamento clínico e a reinserção social. A unidade trata-se de uma ação pensada para substituir, quando possível, internações em hospitais psiquiátricos. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), recebeu 2,5 milhões em recursos para implantação da unidade. Também em Pitanga, o Creas irá oferecer serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual e tráfico de pessoas, e para cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Para a instalação no bairro foi feito o investimento de aproximadamente R$583 mil. No bairro de Urbis II, a Academia de Saúde, recebeu investimento de R$288 mil, e irá contar com: atividades físicas, incluindo ginástica, capoeira, jogos esportivos e populares, yoga, tai chi chuan, dança, além de práticas artísticas como: teatro, música, pintura e artesanato.
Em entrevista o governador ressalta a importância das unidades de saúde para a população “Um dos objetivos do Caps, que também trata de pessoas com dependência química, é promover a inclusão e inserção de pacientes que possuem transtornos mais leves no ambiente familiar e na sociedade. Antigamente, todos os pacientes que apresentavam algum tipo de distúrbio psíquico, de qualquer grau, eram tratados da mesma forma, em internamentos que muitas vezes não eram adequados. Hoje em dia o tratamento é mais humano e cuidadoso”. Segundo Rui, objetivo do Governo do Estado é de construir equipamentos que fazem parte da rede básica de saúde, e entregar para que as prefeituras façam a administração.
Por: Joice M Araujo
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.