Por meio de portaria que entra em vigor nesta quarta-feira (06), o Ministério do Meio Ambiente instituiu o Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre. Dessa forma, o programa chamado de Resgate+ terá, entre a adoção de medidas visando afugentamento; bem como, resgate, atendimento e assistência de animais silvestres em situação de risco e vulnerabilidade nos seis biomas do país.
Assim, o atendimento (primário e emergencial), citado pela Portaria nº455, acontecerá por médico veterinário. O programa terá coordenação da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, que buscará articular e desenvolver parcerias com outros órgãos governamentais; bem como o setor privado e a sociedade civil, visando a implementação dos seus objetivos e o estabelecimento de regramento próprio relativo aos prazos e condições do projeto.
Resgate+
O projeto, Prevê, ainda, ações de capacitação, educação e cidadania ambiental; e elaboração de planos de pronta resposta a desastres e acidentes que afetem a fauna silvestre, além da celebração de acordos e parcerias para a operacionalização de atividades.