Governo confirma 1º caso de gripe aviária em ave silvestre no RS

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou na noite de 2ª feira (29.mai.2023) o 1º caso de gripe aviária no estado do Rio Grande do Sul.
Na semana passada, o ministério declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. Com as novas notificações, o Brasil tem até o momento, 13 casos confirmados de influenza aviária em 6 espécies de aves silvestres. registrada em cidades do Espírito Santo, Rio de Janeiro.

O ministério reforça que a doença não é transmitida ao ser humano pelo consumo de carne de aves ou ovos. As infecções podem ocorrer pelo contato com aves infectadas, vivas ou mortas.

Se alguém encontrar uma ave doente ou morta, a orientação é acionar o serviço veterinário local ou notificar o e-Sisbravet.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe