Nesta quarta-feira (26), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou portaria que autoriza a realização de concurso público para preencher 100 vagas de analista no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). O edital com todas as informações a respeito do processo deve ter publicação em até seis meses.
Até o momento, as áreas de atuações ainda não foram especificadas. As vagas disponibilizadas estão destinadas para nível superior para analista de planejamento e orçamento. O último concurso público aconteceu em 2015. Durante o governo anterior o ministério esteve extinto e voltou apenas em janeiro de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O órgão é responsável por planejar e elaborar políticas públicas para o desenvolvimento do país, além de acompanhar o plano plurianual de investimentos, os orçamentos anuais e avaliar os financiamentos externos.
A remuneração inicial para o cargo de analista de planejamento e orçamento, atualmente, é de R$ 20.924,80.
Anatel
Além disso, outra portaria publicada no DOU, autoriza a realização de concurso público para ocupar 50 cargos de nível superior. Para vagas de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os cargos compõe parte do total das 3.026 vagas autorizadas pelo governo federal, conforme anunciou no dia 18 de junho, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também recebeu autorização a iniciar o processo de seleção para o preenchimento de 80 vagas. O concurso público terá nível médio, para o cargo de técnico de planejamento e pesquisa.