Com o aumento de casos de covid-19 nos estados brasileiros, causados pelo avanço da variante Ômicron; o Fórum Nacional de Governadores tenta prorrogar junto ao governo federal a ampliação de leitos especializados para o tratamento de pacientes do novo coronavírus.
Atualmente, o contrato que disponibiliza leitos excedentes aos estados pelo Ministério da Saúde finaliza no próximo dia 31. As negociações possui a liderança do governador do Piauí e presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias.
“Já temos sete estados com 70% ou mais da capacidade dos leitos ocupados, para doença respiratórias agudas e graves (Covid-19, destacadamente variante Ômicron e H3N2/Influenza), além de viroses e diarréias). E demais estados em situação de elevação no nível de ocupação em outras áreas. Isso está gerando uma demanda na área de hospitalização”, destacou Wellington Dias.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou a prorrogação por mais 30 dias o custeio de leitos de UTI adulto e pediátrico destinados ao tratamento exclusivo da Covid-19 em todo o país. Dessa forma, a pasta esclareceu que serão prorrogados o financiamento de 14.254 leitos espalhados pelos estados brasileiros.
Atualizado em: 24/01/2022 às 16h34
Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA