Gestantes que fazem uso de antibióticos e optam por cesarianas têm mais risco de ter filhos obesos

Uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia mostra que as gestantes que fazem uso de antibióticos no 2º e 3º trimestres, gera um maior risco de obesidade nas crianças aos 7 anos. Outro fator de risco é o parto realizado através da cesariana. O estudo foi publicado no International Journal of Obesity.

A análise foi realizada entre 1998 e 2006, com 436 mães e filhos com até 7 anos de  idade. De acordo com as pesquisas, 16% dessas mães usaram antibióticos no 2º ou 3º trimestre de gestação. Já as crianças que foram expostas aos antibióticos nessa fase tiveram 84% mais chances de obesidade do que os que não foram expostos. A análise ainda mostra um aumento de 46% no risco de obesidade em crianças nascidas de parto através de cesariana. De acordo com médicoMoises Chencinski a cesariana, assim como o uso de antibióticos, é considerada uma forma não adequada na transmissão da flora bacteriana da mãe para seu bebê, afetando, dessa forma, a microbiota intestinal da criança.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.