A gengivite ou doença periodontal, geralmente indolor, é traiçoeira, e você pode não saber que tem um problema, até que suas gengivas e osso de suporte estejam seriamente comprometidos. A boa notícia, é que as doenças periodontais podem frequentemente ser tratadas nos estágios iniciais com raspagem e alisamento radicular.
Segundo a dentista e biomédica em biomodulação hormonal, Dra. Cristina Gottlieb, uma vez que a placa já esteja formada, uma limpeza profissional feito por um dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o conhecido tártaro.
Se o seu problema for muito sério, pode se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.
Sinais e Sintomas
- Fácil sangramento de gengiva durante escovação;
- Dente amolecido;
- Gengiva inchada;
- Mau hálito;
Existem 3 estágios da doença periodontal:
- Gengivite – Esse é o primeiro estágio da doença. É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Você poderá observar a vermelhidão ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovaçãoou uso do fil dental.
- Periodontite – Nesse estágio, o osso de apoio e as fibras que seguram os dentes no lugar estão irreversivelmente danificada. A gengiva começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival, que favorece o crescimento da placa.
- Periodontite avançada – Nesse estágio mais avançado da doença periodontal, as fibras e o osso dos seus dentes estão sendo destruídos, e isso pode fazer com que o seu dente se movimente ou fique mole.
Fonte: Ascom da The Dental SPA
Foto: Google
Redação Saúde no Ar