Ícone do site

Gel de gengibre amargo contra diabetes

Pesquisadores do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) desenvolveram um novo tratamento para lesões causadas por diabetes à base de gengibre amargo. O tratamento terapêutico alternativo consiste em um gel preparado com o óleo essencial do gengibre amargo com formulação desenvolvida pelos pesquisadores Maurício Ladeia e Carlos Cleomir Pinheiro.

Segundo noticia no portal do INPA, em testes realizados com 27 pacientes diabéticos portadores de úlceras nos pés, o tratamento teve um êxito impressionante, alcançando 95% de cura das lesões.

Sem esperanças de ser curado de uma úlcera de pé diabético e diante de um diagnóstico conclusivo de amputação do dedo, o diretor de uma empresa de táxi aéreo, Mauro Paulino, 37, encontrou no tratamento terapêutico com gel de gengibre amargo a cura para o problema. Ele afirmou que fez seis meses de tratamento convencional e um dos vários médicos que consultou disse que eu teria de amputar porque a infecção afetou o osso, conta.

Segundo ele, não houve necessidade da amputação porque com menos de dois meses em tratamento com o gel na UBS (Unidade Básica de Saúde) ficou curado. “Para mim, o gel foi uma luz no fim do túnel,” enfatiza.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) veio como finalista do   XIV Prêmio de Incentivo em Ciência Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS) 2015. Os vencedores serão anunciados em cerimônia no dia 12 de novembro.

Promovido desde 2002 pelo Ministério da Saúde, o concurso tem o objetivo de incentivar a produção de trabalhos técnico-científicos na área de ciência e tecnologia, e de interesse do SUS. É composto por quatro categorias: Trabalho Científico Publicado; Tese de Doutorado; Dissertação de Mestrado; e Monografia de Especialização ou Residência.

 

O prêmio visa à obtenção de trabalhos de pesquisadores, estudiosos e profissionais de saúde ou de qualquer área do conhecimento em nível de pós-graduação concluída, com temática voltada para a área de Ciência e Tecnologia em Saúde, e potencial de incorporação pelo Sistema Único de Saúde e serviços de saúde.

*Redação Portal Saúde no Ar.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile