Ícone do site

Gaza – 700 mil crianças sem água

Mais de 700 mil crianças sem água, escola ou cuidados médicos em Gaza, alerta UNICEF
Em Gaza, as pessoas estão a “viver em esgotos a céu aberto, perto de grandes pilhas de lixo”, uma situação muito preocupante”, que é uma “receita terrível para o aparecimento e propagação de doenças”.

Mais de 700 mil crianças da Faixa de Gaza vivem atualmente em abrigos ou acampamentos sem água nem comida suficientes, sem escola ou cuidados médicos, alertou esta sexta-feira o porta-voz da UNICEF na região, Jonathan Crickx.

“Embora a situação já fosse extremamente difícil nos últimos meses, o que temos testemunhado é que a situação geral das crianças quase todos os dias se agrava”, afirmou o responsável pela organização da ONU dedicada às crianças em entrevista à Lusa”

“Quando se anda por Gaza, vê-se a maioria das crianças a carregar velhos garrafões de plástico com água. Estão a tentar recolher água e também alimentos para as famílias”, explicou, adiantando que em muitas das zonas que visitou, as pessoas “vivem em abrigos ou tendas e têm muito pouco, [além de] viverem em alta promiscuidade em zonas densamente povoadas”.

A situação é muito preocupante, admitiu o porta-voz da UNICEF, sublinhando que se trata de “uma receita terrível para o aparecimento e propagação de doenças” como já aconteceu com surtos de diarreia crónica, de hepatite A e, neste verão, de poliomielite.

“Todo o sistema de saúde está muito deficiente em Gaza”, referiu, já que só cerca de 16 dos 36 hospitais existentes estão a funcionar.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile