Categories: Notícias

Garotas com vitiligo assumem a doença

Depois de sofrer durante vários anos por ter vitiligo, doença cutânea que causa a perda gradativa da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas em todo o corpo, a jovem britânica Tiffany Posteraro, de 24 anos, cansou.

— Eu fui chamado de “vaca”, “dálmata”, “rosto fantasma”. Os meninos diziam que não saíriam comigo por causa disso. Até que resolvi me aceitar como sou , diz ela que tomou uma atitude radical: tatuou no braço  a frase: “ Isto se chama vitiligo”.

A partir daí, as brincadeiras grosseiras e os olhares suspeitoso pararam.
— Agora, as pessoas me falam “eu amo a sua tatuagem’. Eles fazem perguntas sobre a condição e e sabem que eu não fui queimada em um incêndio. Eles sabem que há um termo para o que eu tenho. É muito libertador. Para mim, isso torna muito mais fácil de lidar com os olhares curiosos.

No Canadá aconteceu um caso parecido, com final igualmente feliz. Chantelle Brown-Young,19 anos (foto) , uma jovem canadense portadora de vitiligo, transformou-se em modelo e está na próxima temporada da série “America’s Next Top Model” na TV americana.Chantelle teve a doença diagnosticada aos 4 anos e, desde então, sofreu muito bullying na escola, ganhando apelidos como “zebra” e “vaca” por causa das manchas brancas na pele.

Atualmente ela se define nas redes sociais como uma modelo porta-voz das pessoas que têm vitiligo. Recentemente, ela foi convidada para ir a sua antiga escola para fazer uma apresentação motivacional.

O preconceito é gerado pela ignorância. Qualquer coisa que fuja aos padrões desperta a desconfiança das pessoas desinformadas. O vitiligo atinge pessoas com vários tipos de pele, mas costuma ser mais perceptível em pessoas com pele mais escura. Tiffany, por exemplo, tem a pele branca. A condição não é contagiosa e nem representa um risco para a vida de quem a possui.
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

4 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

6 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

14 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

15 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

16 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

16 horas ago