Ganhadores do Prêmio Nobel de Física contribuíram para o entendimento do aquecimento global

A Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (5)anunciou o nome dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2021. São eles:
Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi
Os vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões).

Os três vencedores contribuíram para o entendimento dos sistemas físicos complexos – que podem ter um número enorme de componentes ou serem governados pelo acaso. Um exemplo desse tipo de sistema é o clima da Terra.

” Não podemos mais dizer que não sabíamos – os modelos climáticos são inequívocos. A Terra está esquentando? Sim. A causa é o aumento da quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera? Sim. Isso pode ser explicado apenas por fatores naturais? Não. As emissões da humanidade são a razão para o aumento da temperatura? Sim”, diz o comitê em uma explicação sobre as pesquisas no site.

Os dois cientistas, Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann,  foram escolhidos pelos estudos que permitiram quantificar a variabilidade do clima da Terra e confiavelmente prever o aquecimento global, segundo comunicado da Fundação Nobel.
o físico italiano Giorgio Parisi, por suas pesquisas em sistemas complexos que ajudam a entender fenômenos que parecem ser completamente aleatórios, em escala atômica ou planetária.

 

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.