Os fungos são reunidos em um reino próprio, chamado reino fungi, separado das plantas, animais e bactérias. Há fungos de diversos tipos, alguns comestíveis outros venenosos.
A infectologista Ana Paula Alcântara explica que fungo é um elemento vivo, podendo ser microscópico (não visto a olho nú) ou de maior tamanho, como os cogumelos que podem ser consumidos.
Ana Paula explica também que fungos que ameaçam a saúde e a vida, são aqueles que podem desenvolver doenças no ser humano se manifestando em casos simples, como micose de unha (unheiro), em frieiras, micose do dedo do pé, que geralmente acontece em quem faz a unha com muita frequência.
Há também infecção fúngica em quadros alérgicos respiratórios, frequentemente caracterizados como quadro viral. O fungo costuma aparecer e se proliferar em ambientes úmidos e escuros. A infectologista dá algumas dicas de como prevenir o seu surgimento: optar por limpar superfícies com pano úmido, em vez de varrer o chão e levantar pó; trocar frequente as meias, a fim de evitar acúmulo de umidade, assim como enxugar bem os pés, para não adquirir frieiras.
Deve-se sempre observar os alimentos. Por exemplo, é importante vistoriar fruteiras e jogar fora a fruta contaminada com fungo, devido ao risco de proliferação para as demais.
Quem tem um quadro alérgico, como rinite ou asma, deve sempre evitar ambientes com muita poeira, úmidos e escuros.
Ouça abaixo a entrevista na integra sobre este tema com a infectologista Ana Paula Alcântara: