Ícone do site

Funasa capacita em desastres

Profissionais de diversas regiões do país estarão reunidos até o dia 29 de setembro no auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), no qual participam da ‘Capacitação no plano e protocolo de atuação da Funasa em situações de desastres’. Introdução e conceitos gerais de desastres e introdução do plano de ação e protocolo de atuação em situações de desastres estão entre os temas a serem abordados.

A atuação da Funasa nas situações de desastres ocasionados por inundações tem como objetivo apoiar os municípios, quando demandada pelo Ministério da Saúde, nas atividades de resposta, por meio de ações relacionadas ao apoio como: controle da qualidade da água para consumo humano; às atividades educativas e de mobilização social; e às ações destinadas a avaliação e vistoria dos sistemas de abastecimento de água e/ou soluções alternativas coletivas.

A Funasa tem sido demandada frequentemente a colaborar em situações de desastres ocasionados por inundações, diante disto, vem se organizando para atuar de modo sistematizado no atendimento destes eventos. Neste sentido, foi instituído o Plano de Atuação da Funasa em Situações de Desastres Ocasionados por Inundações, por meio da Portaria Funasa nº 1.032, de 22 de agosto de 2013, fortalecendo as estratégias de atuação do Governo Federal.

Como desdobramento do referido plano, foi publicada a Portaria Funasa nº 1.079, de 10 de setembro de 2013, que estabelece o Protocolo de Atuação da Funasa em Situações de Desastres Ocasionados por Inundações. O protocolo visa contribuir para a compreensão e divulgação dos fluxos administrativos e operacionais que buscam a organização, planejamento e execução das atividades para minimização dos impactos, de maneira a otimizar a capacidade de resposta frente ao evento.

 

Texto: Jornalista Ana Paula Nobre (DRT-BA 3638)

Fonte: Funasa

Fotos: Ana Paula Nobre

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile