Aconteceu nesta quinta-feira (01.10) o lançamento da ‘Pense Rosa + Pense Azul’, campanha que visa promover a saúde da mama e da próstata (tipos de câncer que mais atingem homens e mulheres no país), idealizada pela Fundação José Silveira (FJS), instituição que é madrinha do Outubro Rosa na Bahia, em parceria com o Instituto Eco D.
O evento foi realizado no Shopping Barra e teve como objetivo a inauguração do Espaço Rosa, voltado para o combate do câncer de mama e comercialização de peças produzidas por mulheres oriundas das comunidades atendidas pelos projetos sociais da fundação.As peças foram criadas nas oficinas promovidas pela FJS em parceria com o ECO D e a Gastromotiva na segunda-feira, (28.09), com enfoque dos temas “Eu, Tu, Elas – Como faremos a diferença no combate ao Câncer de Mama” e “Gastronomia e Empreendedorismo – Cookie: Faça e Venda”.
O lançamento reuniu representantes da Fundação José Silveira, representantes de organizações sociais e associações apoiadas pela fundação.Dentre eles, o médico e presidente da FJS, Geraldo Leite, a superintendente Leila Brito e a responsável pelas relações institucionais do instituto EcoD, Inês Carvalho, que lembrou a importância de apoiar iniciativas como essa e o empenho do instituto em difundir a atividade física e a alimentação saudável como formas de prevenir doenças. Para completar , foi realizado um pocket show com a cantora Gilmelândia e com a Banda Didá.
Geraldo Leite lançou a campanha deste ano, lembrando que a Fundação José Silveira foi pioneira na Bahia no apoio as ações do Outubro Rosa, movimento que surgiu em Nova York em 1997, e se propagou pelo mundo: “A fundação foi a primeira instituição a aderir ao movimento Outubro Rosa e Novembro Azul na Bahia, motivada pela entusiasmo de cooperar com ações para prevenção dessas duas doenças,”afirmou.
Para o presidente da FSJ, desta forma, a fundação contribui para a saúde publica, combatendo sobretudo o câncer de próstata, que atinge cerca de 70 mil homens por ano, e cuja prevenção ainda é um desafio por conta do preconceito”, já que, de acordo com ele, apenas 32% dessas pessoas se submetem ao exame de próstata.
O estande do Espaço Rosa (foto) tem o apoio do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), Gastromotiva, Shopping Barra, BarberBeauty, Revista B+ e TV Aratu/SBT. Durante o mês, serão realizadas ações de sensibilização junto à população em relação aos cuidados com a saúde. Também serão iluminados na cor rosa o Hospital Santo Amaro, em Salvador, e a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, em Jequié, unidades da FJS, além do Elevador Lacerda, as estátuas das Gordinhas, o Cristo da Barra e o Shopping Barra.
Redação Portal Saúde no Ar