Encontrado em fórmulas de tratamento capilar, com finalidade de alisar e escovar cabelos, dentre outros, o formol – composto orgânico altamente toxico – pode causar câncer, aponta o órgão americano que regulamenta medicamentos e alimentos – FDA – Foods and Drugs Administratio.
Segundo a instituição, o formol altera o DNA das células de nosso organismo podendo levar à formação de tumores – consequentemente o câncer. Sua inalação durante o processo de alisamento capilar é altamente perigosa, tanto para clientes quanto para os profissionais de beleza. Sabendo disso, previna-se! O procedimento que embeleza as pessoas, pode também elevar a autoestima, mas muitas vezes, causar danos futuros.
O formol ou formaldeído, como são chamados, é encontrado também em vidrinho de esmalte. Portanto para evitar problemas vindouros, é necessário ficar atento as precauções. Especialistas ressaltam que antes de fazer o uso do esmalte, deve ser utilizada uma camada de base sob as unhas e após o esmalte. Eles recomendam também deixar as unhas sem esmaltes por alguns períodos no ano, a exemplo uma semana ou um mês, assim fica menos frequente a exposição ao agente cancerígeno.
A substância em produtos capilar, também é outro problema que merece atenção dobrada. É necessário ficar atento no produto que está sendo utilizado. Sempre que for realizar alisastes ou escovas de alisamento consideradas permanentes, leia a embalagem do produto. Caso receba o tratamento em salões de beleza, peça auxilio a um profissional, que deve apresentar a embalagem e fornecer informações sobre o produto.
Os produtos de beleza que contem essa substância, podem comprometer tanto a saúde do profissional e/ou pessoa designada para realizar a aplicação, quanto aquelas que recebem a o tratamento, possibilitando riscos de câncer nas vias aéreas superiores, além de leucemia.
L.O.