O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (8) que conta com 12.869 voluntários para disponibilizar aos gestores dos locais onde houver enchentes e outros desastres naturais. Além dos voluntários conhecidos como Força Nacional do SUS (FN-SUS) o ministério possui um estoque com 48 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos para serem utilizados em situações de emergência da saúde pública.
O sinal de alerta foi aceso no ministério com a chuva que vem caindo e provocando enchentes e deslizamentos de terra em São Paulo e outras cidades do sul do país.
Os medicamentos e insumos estão distribuídos em 200 kits que, além de atenderem a necessidade de atendimentos de urgência, também auxiliam na manutenção do tratamento de pacientes crônicos, que não podem ter interrupção no atendimento.
Cada kit, conforme o ministério, pesa 240 kg e possui capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas ao mês, sendo composto por 48 itens que incluem medicamentos, insumos para primeiros-socorros, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios e ataduras.