Fonoaudióloga fala sobre motricidade orofacial

Motricidade Orofacial é uma das áreas da Fonoaudiologia voltada para o estudo/pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de alterações estruturais e funcionais da região da boca (oro) e da face (facial) bem como da região do pescoço.

Os principais problemas relacionados à motricidade orofacial são as alterações na respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, assim como na posição dos lábios, da língua e das bochechas.

Muita gente que tem o problema nem sabe que o tem. O problema pode ser percebido,, inclusive, em pessoas que não deveriam  tê-lo( ou já deveriam ter tratado) como atores e atrizes de TV. Às vezes, percebemos que um ator ou atriz, fala pelo nariz ou sofregamente como se estivesse sugando o ar. Outros, de uma forma excessivamente rápida que faz com que não entendamos o que diga.

Durante a alimentação, a criança exercita a musculatura orofacial e estimula o crescimento da face. Desta forma, a sucção e a mastigação adequadas evitam alterações dentárias e dificuldades na movimentação de estruturas como lábios e língua, fundamentais para a produção dos sons da fala.

Para falar das alterações estruturais da fala, o Saúde no Ar desta terça (06.10) convidou a fonoaudióloga Janaína Trench, professora da Universidade Federal de Sergipe que vai falar da questão e explicar como ter uma boa motricidade.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

Da Redação do Portal Saúde no AR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.