Fobia é o medo contínuo e excessivo em relação a algum objeto, animal ou situação que pode envolver , pouco ou nenhum perigo real, mas ainda assim, o medo provoca ansiedade extrema.
Há vários tipos de fobia, existem pessoas que têm medo de tartaruga, abelhas, formigas, palhaços , escuro, entre outras.
As causas nem sempre são conhecidas que levam ao desenvolvimento das fobias, mas alguns fatores já são correlacionados, como histórico Familiar, fatores genéticos, e a em decorrência da vivencia que pode trazer algum trauma.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais elas são divididas em cinco grandes categorias:
Fobia de Animais – Entre elas as mais comuns são as que envolvem fobias de insetos, cobras, ratos e cachorros;
Fobia de ambientes naturais – Medo de altura, de tempestades e água;
Fobias situacionais – Medo de avião, medo de dirigir, medo de lugares fechados, transporte público, túneis, pontes, elevadores, etc.;
Fobias de sangue, injeção e ferimentos procedimento médico;
Outros tipos não especificados – Inclui todas as demais fobias que não se classifiquem nas descrições anteriores, mas que tenham nível importante de sofrimento ao paciente. Exemplo: Medo de se asfixiar, medo de ficar doente, entre outras.
Outros tipos não especificados – Inclui todas as demais fobias que não se classifiquem nas descrições anteriores, mas que tenham nível importante de sofrimento ao paciente. Exemplo: Medo de se asfixiar, medo de ficar doente, entre outras.
Um caminho para o controle das fobias é o acompanhamento de um especialista. A Programação Neurolinguística, conhecida como PNL, é uma ferramenta que também pode ajudar o paciente a enfrentar seus medos.
A PNL foi desenvolvida na década de 70 por dois americanos na Califórnia. O modelo consistiu em descrever a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística – verbal e não verbal) e como a junção destas duas interage no corpo, por meio de sensações fisiológicas.
Para coach e especialista em Programação Neurolinguística (PNL), Rodrigo Muccini , “ a PNL surgiu do interesse em compreender, descrever e ensinar modelos comportamentais e linguísticos de pessoas consideradas excelentes naquilo que faziam, e por isso também é conhecida como, ‘a arte da Excelência Humana’. Além disso, a PNL é um modelo poderoso de comunicação que traz resultados altamente positivos nos relacionamentos e na aprendizagem”.
Fobia! Você tem medo de quê? Saiba como a PNL pode te ajudar, foi tema do programa Saúde no Ar desta quinta-feira(17). Patrícia Tosta conversou com coach e especialista em Programação Neurolinguística (PNL),Rodrigo Muccini, e com o psicólogo, Lucas Alves.
Ouça a entrevista na íntegra ou assista ao vídeo no Facebook
Tocador de áudioRedação Saúde no Ar
Foto: Internet e Felipe Martins