Nesta segunda-feira, 02 de abril, é celebrado o dia Mundial de Conscientização do Autismo, em atenção a data o Centro Pestalozzi de Reabilitação, unidade da Fundação José Silveira, realiza uma série de atividades gratuitas para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e das terapias adequadas.
Neste período, a unidade será iluminada de azul, cor símbolo da causa. A programação inicia na segunda-feira (02), com o lançamento do II curso de Transtorno do Espectro Autista (TEA) para pais, cuidadores e a sociedade.
O Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança.
O país terá a oportunidade de vivenciar em Salas Sensoriais algumas sensações que as pessoas com TEA sentem. Os pacientes atendidos na unidade participação da oficina Pintando O SETE, atividade de pintura com fins terapêuticos.
Programação:
segunda-feira- haverá, ainda, aula livre com apresentação do time de basquete das crianças com TEA. Neste dia, o público terá acesso ao mutirão de triagem para o atendimento de novos casos;
terça-feira- acontecerá um encontro de contação de histórias;
quarta-feira-serão desenvolvidas atividades lúdicas;
quinta-feira-haverá a Oficina de preparo e degustação com palestra sobre qualidade alimentar, a fim de orientar as famílias sobre o cuidado com as restrições nutricionais;
sexta-feira-mais uma iniciativa do projeto Trilhas da Inclusão: acontecerá, a Sessão Azul, com exibição especial de cinema para as pessoas com TEA no Cinema da UFBA.
Redação Saúde no Ar
Fonte/foto: Fundação José Silveira