Fiocruz inicia descongelamento do IFA para produzir vacinas

De acordo com nota divulgada pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz); teve inicio o descongelamento do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) que chegou ao Brasil no sábado. Dessa forma, desde a chegada no país o material passou por checagens de qualidade antes de iniciar o processo de descongelamento do insumo.Os 88 litros do insumo irão para produção de 2,8 milhões de doses da vacina produzida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Nesta sexta-feira, iniciarão a formulação das doses.

Contudo, após o processo de formulação, acontece o envase das doses em frascos. A partir daí, equipamento especial fará inspeção em cada frasco e identificar possíveis danos e rachaduras; o que ocorre antes das doses serem rotuladas, momento em que recebem informações como a identificação do lote e a data de validade.

De acordo com a Fiocruz, o primeiro lote e vacinas contra covid-19 produzidos pela fundação estarão liberados a partir de  18 de fevereiro para aprovação da Anvisa. Após o processo, o Programa Nacional de Imunizações receberá o primeiro milhão de doses até 19 de março.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Com doses no fim: Salvador anuncia suspensão de vacinação de profissionais de saúde e muda estratégia para idosos

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.