Realizando monitoramento quinzenais desde julho de 2020, o Observatório Covid-19 Fiocruz vem os boletins com informações de quatro indicadores básicos: Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); bem como, casos e óbitos por Covid-19; e taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Dessa forma, a série histórica agora apresentada em documento complementar ao boletim extraordinário do Observatório divulgado, na ultima quarta-feira (3/3), sobre o agravamento da pandemia.
De acordo com o documento é possível, “Observar na sequência de 17 mapas, mesmo no período entre a segunda metade de julho e o mês de agosto, quando foram registrados os maiores números de casos e óbitos, não tivemos um cenário como o atual, com a maioria dos estados e Distrito Federal na zona de alerta crítica”.
De acordo com levantamento realizado pela CNN Brasil, 09 capitais vivem colapso no sistema de saúde. Contudo, a crise se agrava com o aumento repentino no número de casos e mortes por Covid-19 na medida em que decai a disponibilidade de leitos de UTI e enfermaria para o tratamento dos pacientes.
Além disso, as prefeituras consolidaram os dados de ocupação com adoção de critérios diferentes. Dessa forma, a ocupação hospitalar nas redes pública e privada, Porto Alegre (100%), Fortaleza (91,69%) e Natal (91,60%) estão em colapso. Veja lista dos estados.
Veja também: Brasil em Colapso