Fiocruz celebra semana de combate às Leishmanioses

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)  está promovendo uma série de atividades visando o intercâmbio de conhecimento e o incentivo a novas parcerias durante o  3° Encontro Comemorativo da Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses, que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto.

Serão discutidos  o desenvolvimento de estratégias terapêuticas, de novos fármacos e a história do tratamento das leishmanioses bem como as pesquisas realizadas sobre o tema.

O encontro é  destinado a pesquisadores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação envolvidos em projetos de pesquisa, ensino e inovação em leishmanioses, e tem o  objetivo de apoiar e estimular ações educativas, preventivas e de controle.

O evento resulta da Semana Nacional de Combate às Leishmanioses, celebrada neste mês de agosto. A leishmaniose é uma   doença infecciosa, causada por parasitas do gênero Leishmania.

Palestras, conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e de pôsteres marcam os dois dias de evento. Um dos destaques é a presença da assessora regional para leishmanioses nas Américas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Ana Nilce Maia-Elkhoury, que discute O Desafio no Controle das Leishmanioses nas Américas.

Já a professora da Universidade Federal do Piauí, Dorcas Lamounier, abordará a Leishmaniose visceral grave. As políticas institucionais de fomento, o papel dos Laboratórios de Referência e o desenvolvimento de estratégias terapêuticas também serão abordados no encontro.

 

Fonte: IOC/Fiocruz

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.