Fiocruz: Casos e mortes por Covid-19 tem maior queda no ano

Na ultima sexta-feira (17), informe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); revela que o número de casos e de mortes por Covid-19 no Brasil teve maior queda desde o início de 2021.

De acordo com o levantamento realizado pela fundação, há registro de 12 semanas consecutivas de diminuição do número de óbitos; com redução diária de 3,8% entre 5 e 11 de setembro.

Contudo, ainda há registro diário de uma media de  15,9 mil casos e 460 mortes diárias na última semana. Os pesquisadores da fundação acreditam que os bons resultados parecem estar consolidados.

Ainda assim, especialistas recomendam cuidados no cenário epidemiológico no país. Já que a variante Delta pode agravar a pandemia. “Apesar da queda acentuada da mortalidade por Covid-19, a pandemia ainda não acabou. A circulação da variante Delta é um agravante no cenário atual, principalmente porque, em alguns locais, o processo de reabertura se torna cada vez mais acelerado e menos criterioso”, diz um trecho da pesquisa.

Além disso, a fundação revela que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos; esta no melhor cenário desde que a fundação começou o monitoramento do indicador. Contudo, o Rio de Janeiro está com a taxa de ocupação de leitos acima de 80%; enquanto Boa Vista e Curitiba estão no patamar de alerta intermediria com 76% e 64%, respectivamente.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.