Fiocruz: Brasil pode sofrer alta de óbitos por causa da Ômicron

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertam que o avanço da variante Ômicron da Covid-19 pode resultar em alta de mortes causadas pelo vírus.

De acordo com nota técnica dos especialistas da fundação, o ‘espalhamento’ da variante no Brasil, principalmente em regiões com baixa cobertura vacinal e recursos precários, pode prejudicar o atendimento. Por ser mais contagiosa, a variante resulta em maior número de casos.

“Ratificamos a preocupação com o espalhamento da variante Ômicron em áreas de baixa cobertura vacinal no país e com recursos assistenciais complexos precários. São condições que podem propiciar a elevação do número de óbitos por Covid-19; mesmo considerando a menor agressividade da variante agora dominante”, disse a Fiocruz em nota.

Além disso, os pesquisadores ressaltam que a elevada transmissibilidade da Ômicron;  pode resultar em expressiva internação em leitos de UTI, mesmo com baixas chances de casos graves. De acordo com a equipe, “Precisamos avançar na vacinação e banir estratégias que vêm sendo empregadas para dificultá-la, especialmente na população de crianças de 5 a 11 anos”, pontuou a Fundação.

Ainda, segundo da Fiocruz, nove estados registram ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 acima de 80%.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.