Portal Saúde no Ar

 

Fiocruz Bahia celebra 67 anos com lançamento de exposição fotográfica 

IGM comemora 67 anos com lançamento da Exposição Fotográfica Memória da Fiocruz Bahia

Também será realizada uma homenagem a pesquisadores (in memoriam) com a nomeação do Auditório Sonia Andrade e a abertura do Memorial Zilton Andrade

No dia 29 de abril, segunda-feira, o Instituto Gonçalo Moniz (IGM/ Fiocruz Bahia) celebra 67 anos contribuindo para a geração e difusão de conhecimento científico e tecnológico. A programação terá início às 9h com a mesa de abertura e a palestra ‘Constituição e Preservação de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz’, apresentada pelo diretor da Casa de Osvaldo Cruz (COC/Fiocruz/RJ), Marcos José de Araújo Pinheiro. Em seguida, será realizado o lançamento da Exposição Fotográfica Memória da Fiocruz Bahia. A exposição, aberta ao público, reúne registros de pesquisadores e pesquisadoras em plena função, tanto nos laboratórios, como em trabalhos de campo, imagens de vetores e parasitos, fotografias das estruturas físicas dos prédios e laboratórios, entre outras.

 

Ainda durante a manhã, será realizada a nomeação do Auditório Sonia Andrade e a abertura do Memorial Zilton Andrade. As atividades homenageiam o casal de Pesquisadores Eméritos da Fiocruz Bahia, Zilton e Sonia, falecidos em julho de 2020 e outubro de 2022, respectivamente. A união dos cientistas resultou na construção de uma família com seis filhos e uma parceria na área da Ciência com importantes estudos sobre doenças negligenciadas, com contribuições na área de esquistossomose e doença de Chagas.

 

Encerrando o turno da manhã, a mesa temática ‘Ciência e Saúde: Desafios para a Preservação da Memória Institucional’, mediada pelo coordenador da Gestão da Comunicação e Divulgação Científica da Fiocruz Bahia, Antonio Brotas, contará com a participação da assessora técnica da Vice-Direção de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC, Aline Lacerda; da professora visitante na Universidade Federal da Bahia, Maria Renilda Barreto e do diretor do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Gillian Queiroga. Durante a tarde, a programação será voltada para alunos da rede pública estadual, incluindo roda de conversa, visita guiada à exposição e instalações da instituição.

A exposição Fotográfica Memórias da Fiocruz Bahia seguirá aberta para visitação que poderá ser agendada através do e-mail ascom.bahia@fiocruz.br. A Fiocruz Bahia está localizada na Rua Waldemar Falcão, número 121, Candeal, Salvador/BA.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe