Em cerimônia nesta terça-feira (1) em Brasília, com a presença do presidente Bolsonaro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou o contrato de transferência de tecnologia da Astrazeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o que permitirá que a fundação produza em território nacional o insumo da vacina contra Covid-19. O contrato da Fiocruz, deveria estar assinado desde janeiro,
Queiroga, exaltou a atuação do governo federal para a assinatura do contrato. “Os atos de assinatura de contratos que hoje testemunhamos evidencia o acerto da estratégia de vacinação contra Covid-19 do governo federal, em um cenário de total incerteza da viabilidade de um imunizante”. As doses produzidas a partir do IFA brasileiro da Fiocruz, devem ficar prontas em outubro.
O Instituto Butanatan já possui a vacina Butanvac pronta com IFA nacional e aguarda da Anvisa a liberação dos testes da fase três para posterior pedido de licença para uso emergencial. As vacinas já estão sendo produzidas e até junho o Butantan terá 18 milhões de doses prontas.
Jorge Roriz