O Estado do Rio de Janeiro pode enfrentar uma epidemia de chikungunya neste verão. Esse é o alerta feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e demais órgãos municipais e estaduais de saúde. De janeiro até outubro deste ano, já foram registrados cerca de 37 mil casos da doença no estado, no mesmo período de 2017 foram notificadas apenas 4.425 ocorrências.
Com aproximação do verão e as precárias condições sanitárias do país, caso ocorra uma epidemia no RJ, haverá grandes possibilidades de outros estados do país ser afetados.
O coordenador de Vigilância e Saúde do laboratório de referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio lança o alerta de preocupação, principalmente devido as condiçoes políticas e financeiras do referido estado.
“Estamos falando de uma doença relativamente nova no Brasil e também no Rio de Janeiro. Boa parte dos profissionais de saúde formados há mais de cinco anos certamente não teve contato com informações relativas a chikungunya. Então, nós temos um desafio adicional que é capacitar esses profissionais de saúde de várias categorias que irão fazer o atendimento”, disse o coordenador.
Fonte: Agência Brasil