Fim da epidemia de Ebola é comemorado em Serra Leoa

O fim da epidemia do Ébola foi declarado oficialmente neste sábado (7), em uma cerimônia com o presidente Ernest Bai Koroma e o representante da Organização Mundial de Saúde da ONU – OMC, Anders Nordstrom, na cidade de Serra Leoa. As informações são da Reuters.

Para marcar a encerrada da doença, milhares de pessoas se reuniram sob a Cotton Tree –  enorme árvore no centro da capital Freetown – durante a noite para uma vigília à luz de velas organizada por grupos de mulheres em homenagem aos trabalhadores de saúde que morreram.

O fim da epidemia também foi comemorado em outros lugares da cidade, onde escolas foram forçadas a fecharem, os sistemas de saúde foram sobrecarregados e a economia local afetada.

Somente no ano passado, o ebola casou aproximadamente 4 mil mortes, incluindo mais de 200 profissionais de saúde. Desde que a epidemia, anunciada em março de 2014, a doença matou mais de 11.300 pessoas em Serra Leoa, Libéria e Guiné. De acordo com dados da OMC, cerca de 28.500 pessoas foram infectadas. Em Serra Leoa, foram registrados 3.955 óbitos no total.

*Redação saúde no Ar Salvador – (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.